Escola Estadual Profº Lucimar Amoras Del Castillo

Macapá - Amapá - Amazônia - Brasil

Educação ambiental

Buscamos desenvolver em nossos alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza.

Cultura de paz

Fazemos do ensino uma experiência de compartilhamento, doação e dedicação.

Esporte

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

          Estimados professores da E. E. Lucimar Amoras, depois de uma exaustiva reunião no sábado fica a reflexão...

0 comentários:

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aos Estudantes

Esse dia é somente seu!! Aproveito essa data especial para dar os parabéns a todos que se dedicam aos estudos. O estudante, além de estar constantemente exercitando seus neurônios para expandir seus conhecimentos, está igualmente sujeito a uma série de responsabilidade. Nós somos, além de tudo, a base intelectual e admirável na qual irá depender do progresso de uma estrutura que diariamente necessita de socorro, a que chamamos sociedade. É certo, então, que está na mão de vocês, estudantes, o destino de uma sociedade, de um país, de um mundo! E é por essa causa que inicia uma luta, uma luta que vem a ser o estímulo e o alerta que todos nós deveríamos repensar nesta data. Será que agimos realmente como cidadãos? Será que estamos atuando corretamente para produzirmos e mostrarmos do que somos capazes? Será que procuramos analisar antes de criticar e criticamos com bons argumentos? Será que temos a cara e a coragem para fazer, reivindicar, protestar e criticar sem nos ocultar?
Alunos na sala de aula
Alunos na Sala de Informática

0 comentários:

Dia do Estudante

O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagema a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal
É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades.Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil. A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.

Estudo e perspectivas
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas, para que isso aconteça, o estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala, bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar, em casa, os conteúdos que foram passados em sala de aula.

Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.

Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.

Cada vez mais é fundamental dar valor aos estudos e buscar novos caminhos. Só assim é possível ter qualidade de vida.

O estudo trás não somente benefícios financeiros, mas também realização pessoal e possibilidades de atuar de forma mais efetiva na sociedade. Por isso, atualmente, as pessoas se preocupam com uma formação sólida e, muitos, independente da idade, retomam os estudos com objetivo de exercer plenamente seu potencial.

Além da formação em cursos regulares, muitas pessoas buscam ampliar seus conhecimentos por conta própria, tornando-se autodidatas, seguindo seus interesses e métodos próprios. Sem dúvida, essa é uma maneira interessante e eficiente de construir o conhecimento.

Fonte:http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas

0 comentários:

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PRÊMIO SETEC MELHOR REDAÇÃO


 O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), torna público nesta segunda-feira, 6, o edital que regulamenta o Prêmio Setec Melhor Redação.

O concurso, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), é destinado a escolas do ensino médio da rede pública e privada do Amapá, com orientação didática do professor de sua escola.

A edição deste ano tem como tema "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza". A finalidade é agregar estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribui para a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais.
De acordo com a gerente do Núcleo de Divulgação Científica da Setec, Adrielma Nunes Bronze, o
Amapá precisa crescer, sobretudo, incorporando a dimensão da sustentabilidade socioambiental à sua cultura. "Só assim construiremos um Estado mais forte, mais sustentável e sem pobreza", afirma.

Interessados em participar devem acessar o edital no site www.setec.ap.gov.br ou entrar em contato por meio dos telefones 3216-8621 e 3216- 8612. A inscrição e a seleção das três melhores redações em cada escola ocorrerão no período de 06/08 a 10/09, e a entrega está prevista entre 11/09 e 21/09, na Setec.

O resultado final do concurso será divulgado na abertura da SNCT, que ocorrerá no dia 17 de outubro. Os três primeiros colocados receberão: 1º lugar - 1 notebook; 2º lugar - 1 tablet e 3º lugar - 1 tablet.
 
fonte: http://www.setec.ap.gov.br/pagina.php?pg=exibir_not&idnoticia=79

0 comentários:

sábado, 4 de agosto de 2012

E. E. Lucimar Amoras sob nova DIREÇÃO



        Aconteceu neste sábado 04/08/2012 nas dependências da E.E. Lucimar Amoras Del Castillo o Plantão Pedagógico para a entrega de notas do I Bimestre. Na ocasião os professores e comunidade foram apresentados a nova Diretora do Educandário, profª Eluza Ramos, que agora fica a frente da direção da escola. A profª Rosivane Beltrão teve necessidade de entregar a direção da escola por motivo de saúde. Aguardamos que a nova Diretora Eluza Ramos, assuma os compromissos propostos para o termino do ano letivo e implemente também a sua nova gestão. 

          Seja Bem Vinda à família Lucimar Amoras.

Eluza Ramos Diretora
Eluza Ramos (Diretora) e Arilda Ramos (Diretora Adjunta)





Funcionários e Pais de Alunos
Pessoal de Apoio
Francisca Cabral - Secretária Escolar
Pessoal de Apoio
Diretora e Coordenadoras Pedagógicas


Pais de alunos e professores
Profª Sônia
Profª Francinete Cambraia e Paula Mangas



0 comentários:

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Despedida da Diretora Rosivane Beltrão

Rosivane Beltrão - Diretora da E.E. Lucimar Amoras Del Castillo
        
              Caros colegas professores, alunos e comunidade em geral, até aqui viajamos juntos. Não faltaram os grandes obstáculos. Freqüentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos... As subidas e descidas foram realidade sempre presente no nosso cotidiano escolar. Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos idéias e pudemos desenvolver algumas e outras infelizmente não foram realizadas. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e maus momentos. Dividam conosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a vocês. Uma despedida é necessária antes de podermos nos encontrar outra vez. Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro. Entrego a Direção da E.E. Prof. Lucimar Amoras Del Castillo com a certeza de ter dado o melhor de mim para toda a comunidade e, torcendo muito para que os avanços conquistados sejam potencializados por todos.
                                   Profª Rosivane Beltrao

0 comentários:

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Prêmio Jovem Cientista

Inscrições para o PJC vão até 31 de agosto.


Tema: Inovação Tecnológica nos Esportes
 
Com o intuito de estimular pesquisadores a voltarem suas atenções para o setor esportivo, o XXVI Prêmio Jovem Cientista é lançado com o tema "Inovações Tecnológicas nos Esportes". e vão até dia 31 de agosto.
Alinhado com as novas prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica e considerando que os megaeventos esportivos, Copa do Mundo e as Olimpíadas e Paraolimpíadas, serão realizadas no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente, o tema da edição 2012 é: Inovação Tecnológica nos Esportes. Os temas são amplos, para comportar diferentes áreas do conhecimento, e abrangentes, para atender aos diversos níveis de escolaridade e viabilizar as inscrições.

LINHAS DE PESQUISA: O tema escolhido é desdobrado em linhas de pesquisa que direcionam os trabalhos a serem inscritos pelos candidatos de todas as categorias do PJC.
Se você desenvolve na sua universidade ou centro de pesquisa alguma das linhas de pesquisa relacionadas abaixo, pode participar do XXVI Prêmio Jovem Cientista:
  • Gestão esportiva empreendedora e inovadora;
  • Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Esporte, tais como: tecnologias de jogos digitais; internet; softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade , etc
  • Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos;
  • Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas;
  • Tecnologias têxteis com a geração de "tecidos inteligentes" aplicados aos esportes;
  • Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos;
  • Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como: novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais;
  • Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho;
  • Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Se você é estudante do Ensino Médio ou Profissionalizante pode participar do XXVI Prêmio Jovem Cientista. Basta desenvolver, sob a orientação de seu professor, uma pesquisa sobre um dos subtemas abaixo, em texto de três a dez páginas:
  • Educação e cidadania para os esportes;
  • Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes;
  • Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos;
  • Gestão e instalação de infraestruturas esportivas;
  • Tecnologia da informação para os esportes.
Inscrições: Faça sua inscrição no endereço http://www.jovemcientista.org.br/
Premiação

Categoria Estudante do Ensino Médio:
  • 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar: Laptops Macbook Pro, e bolsas de iniciação científica do CNPq

Categoria Estudante do Ensino Superior:
  • 1º lugar - R$ 15.000,00 (quinze mil reais)
  • 2º lugar - R$ 12.000,00 (doze mil reais)
  • 3º lugar - R$ 10.000,00 (dez mil reais) e bolsas de Iniciação Científica ou Mestrado

Categoria Graduado:
  • 1º lugar - R$ 30.000,00 (trinta mil reais)
  • 2º lugar - R$ 20.000,00 (vinte mil reais)
  • 3º lugar - R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e bolsas de Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado

Categoria Mérito Institucional:
  • 1º lugar - R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) - Instituição de Ensino Superior
  • 1º lugar - R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) - Instituição de Ensino Médio

Maiores Informações: http://www.jovemcientista.cnpq.br/

0 comentários:

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Inscreva-se na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.
O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região.
Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp.
O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional.
A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.
Calendário da 4ª ONHB
Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
Cerimônia de Premiação: 21/10/2012
Inscrições no site: http://www.mc.unicamp.br

Participe! Divulgue!

0 comentários:

VOLTA ÁS AULAS






PREZADOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS... Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
O Conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e de ação.
Juntos queremos, nesse retorno das férias fortalecer  nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
É com esse espírito e amor pela educação, que damos as boas vindas e um bom retorno a todos: alunos, pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria retomemos nossas atividades.
Esperamos que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados neste ano. Esperamos também que cada um siga os seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, que transforme. Damos as boas vindas e desejamos um retorno de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais aos alunos e seus pais, a professores e funcionários desta grande família chamada E.E. PROF. LUCIMAR AMORAS DEL CASTILLO


A DIREÇÃO


0 comentários: